Propósito

O maior propósito do presente sistema e preservar ambientes naturais e recompensar seus protetores.

ACESSO AO MERCADO

A C12d foi criada com o propósito de democratizar o acesso a esse mercado créditos de carbono certificado aC12d desenvolveu um sistema que possibilita a geração de créditos de carbono de todas as propriedades rurais regulares que tenham áreas cobertas por vegetação nativa em bom estado de preservação.

ELIMINAR BARREIRAS

A falta de acesso a métodos precisos e de baixo custo para a quantificação e monitoramento de estoques de carbono de fato constitui-se num dos principais obstáculos para a implementação de projetos voltados à inserção de comunidades de produtores familiares nos mercados de carbono.

CUSTO DO PROJETO

Partes do estoque de carbono em projetos florestais e agroflorestais são de mensuração difícil e onerosa, como é o caso do solo e de raízes arbóreas, o que frequentemente impede sua utilização, resultando na subestimação dos estoques.

MONOPÓLIO DAS CERTIFICADORAS

Os certificadores internacionais monopolizam o mercado brasileiro e praticam preços tão altos que apenas grandes proprietários rurais, com mais de 10 mil hectares de terras, conseguem contratar seus serviços a custos milionários.

 

Para democratizar o mercado de crédito de carbono no país
 [Bruno Souza, AmazonasCoin]

 

SOLUÇÃO

 

Para contornar essas barreiras que impedem a participação mais ampla de empresas emissoras e geradores de créditos de carbono que não atingem estas grandezas do Mercado Regulado A C12d foi desenvolvida dentro do Mercado Voluntário de créditos de carbono que não é regido pelo Tratado de Quioto, e ainda independe das certificadoras para emissão dos créditos. O que contribui para a participação de médios e pequenos consumidores e emissores de créditos de carbono.